Lábios secos: A importância de um batom hidratante com proteção solar

Mais atentos aos problemas do rosto, ao tipo de pele e ao aparecimento das rugas, será que nos lembramos dos lábios? A manutenção de uns lábios bem hidratados, suaves e protegidos é essencial para a saúde da sua boca e para ter um aspeto cuidado. Os lábios funcionam como a pele: são uma barreira contra os germes. Lábios secos podem ficar com feridas ou herpes mais facilmente e assim perder o seu papel de proteção.
Além da predisposição genética, a exposição solar, o ar condicionado, climas frios, alguns medicamentos, a deficiência de determinadas vitaminas e até a pouca ingestão de água ou as mudanças de estação podem interferir na saúde dos lábios e intensificar a sua desidratação.

Truques para transformar lábios secos em lábios macios

“No caso das senhoras, a melhor forma de os manter protegidos é usando o batom no dia a dia. Senão, o melhor é optar pelo batom do cieiro – isto principalmente no caso dos homens”, diz a dermatologista Manuela Cochito, com consultório no Campo Pequeno, em Lisboa.
No caso de ter lábios secos e com peles, existem alguns truques para os tornar mais macios. Usar um bom batom de cieiro ou mesmo vaselina é fundamental. Mas também se pode fazer uma esfoliação ligeira para libertar as peles.

Neste caso, massajar os lábios secos com uma escova de dentes ou com açúcar misturado com mel são duas boas opções, segundo a médica dermatologista.
“Os batons com proteção solar são também essenciais”, acrescenta Manuela Cochito. Principalmente quando se praticam desportos ao ar livre. Aí, devem usar-se batons com fator 30 de proteção dos raios UV, seja verão ou inverno, isto porque a pele dos lábios é mais fina e facilmente pode sofrer de envelhecimento prematuro. “Além de que os lábios estão sujeitos (principalmente o inferior) a contrair queilite actínica , doença que pode evoluir para um carcinoma”, alerta a especialista. E não importa a altura do ano, os batons com proteção devem ser usados desde que haja exposição solar.

Quatro dicas para manter os lábios saudáveis

Tenha atenção ao café e ao chá

A cafeína contida no café e no chá pode ter um efeito desidratante e acabar por escurecer os lábios. Não abuse no consumo destas duas bebidas.

Beba muita água

Para ter lábios hidratados – com um ar suave e saudável – é essencial manter-se hidratada por dentro, daí ser importante ingerir água durante todo o dia.

Não lamba os lábios

Lamber os seus lábios com regularidade pode acabar por secá-los ainda mais, deixando-os gretados e com necessidade de absorver líquidos. Em vez disso, tenha sempre um batom hidratante à mão e use-o, pelo menos, três vezes por dia.

Massaje os seus lábios todos os dias

Esfregar suavemente os lábios, com as pontas dos dedos, todos os dias vai ajudar a estimular a circulação sanguínea, tornando-os mais salientes e com um aspeto mais saudável.

Hidratação Labial

Mais para descobrir, todos os dias