Creme hidratante: ingredientes que a sua pele vai adorar

Quando passa pelas prateleiras de cremes hidratantes, em lojas, fica confuso/a com tanta variedade? Procura um creme apenas pelo cheiro, porque não sabe quais os melhores ingredientes para a saúde da sua pele? Procura o melhor creme hidratante para o corpo?

O verão está a aproximar-se e, com ele, o calor, que poderá tornar a nossa pele mais propícia à desidratação. Por isso, hoje vamos falar de três ingredientes ideais para o/a ajudar a evitar esse cenário. E sabe que mais? Além das vantagens para a saúde da pele, estes ingredientes deixam-na ainda com um agradável perfume.

Descubra quais são eles!

Porquê utilizar um hidratante corporal?

A pele é o maior órgão do corpo humano e exerce várias funções importantes para a manutenção da nossa saúde e bem-estar, entre as quais:

  • funciona como barreira protetora contra a invasão do nosso corpo por substância perigosas;
  • é o órgão que nos permite sentir o toque e a dor, bem como a temperatura;
  • regula a temperatura corporal;
  • evita a perda de humidade;
  • protege contra a ação nociva dos raios ultravioleta;
  • quando em contacto com o sol, produz vitamina D, um nutriente essencial para a nossa saúde.

Manter a pele hidratada é essencial para que esta desempenhe adequadamente estas funções. Assim, a utilização de um creme hidratante para o corpo é uma das estratégias mais recomendadas pelos dermatologistas para manter a saúde da pele.

Além das alterações estéticas que uma pele seca (ou seja, desidratada) representa, esta resulta ainda em sintomas que podem ser bastante incómodos, tais como dor, comichão, sensação de aperto e até de formigueiro. Assim, a utilização diária de um creme corporal hidratante - a par da adequada ingestão de água - é essencial para a manutenção de uma pele saudável, que cumpre adequadamente a sua função protetora.

A importância de uma pele hidratada nos meses de verão

A nossa pele é bastante sensível às mudanças de temperatura. Apesar de, no verão, o ar não ser tão seco como nos meses mais frios, esta estação do ano pede mergulhos na praia e na piscina, cujas águas contribuem para tornar a nossa pele mais seca (umas devido ao teor de sal e outras por causa do cloro e de outros químicos necessários ao tratamento da água).

Além disso, o verão é quando a pele está mais diretamente exposta à luz solar, o que tem também uma grande influência na sua saúde. Daí que seja tão importante proteger adequadamente a pele do sol.

Argão, óleo de azeitona e coco: ingredientes do seu creme hidratante que a sua pele vai adorar

Agora que já sabe a importância que o creme hidratante representa para a saúde da sua pele, está na hora de lhe apresentarmos os benefícios dos ingredientes escolhidos para os novos cremes Cien: o argão, o óleo de azeitona e o coco.

Quais os benefícios do argão para a sua pele?

O óleo de argão, extraído a partir dos grãos da árvore Argania spinosa L, originária de Marrocos, tem um conjunto de vitaminas que lhe conferem propriedades benéficas para a saúde da nossa pele, cabelo e unhas.

Entre as propriedades mais importantes deste produto vegetal destaca-se o seu teor de vitamina E, que ajuda a reter água na nossa pele, tendo, por isso, um excelente efeito hidratante. Além disso, o uso de um hidratante à base de argão é uma ótima opção para os meses de verão, uma vez que este ingrediente ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol.

Além do seu efeito hidratante, destacamos ainda outros benefícios importantes do argão para a saúde da nossa pele:

  • contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo, desse modo, para o tratamento de doenças de pele, como a psoríase ou a rosácea;
  • tem um efeito anti-sebo, o que contribui para reduzir a oleosidade da pele e, consequentemente, para prevenir o acne;
  • contém propriedades antibacterianas e antifúngicas, pelo que ajuda a prevenir infeções na pele;
  • contribui para acelerar a cicatrização de lesões na pele, tais como cortes ou feridas;
  • tem um efeito calmante para a pele, o que é benéfico para a diminuição dos sintomas de dermatite atópica, tais como vermelhidão ou comichão;
  • aumenta a elasticidade da pele, o que retarda os efeitos do envelhecimento e contribui para a prevenção e redução das estrias.

Quais os benefícios do óleo de azeitona para a sua pele?

Como adeptos da dieta mediterrânica que somos, em Portugal, o azeite (ou seja, o óleo extraído das azeitonas) faz parte da vida quotidiana de qualquer pessoa. Mas já alguma vez pensou nos benefícios que este produto pode ter para a sua pele?

Não estamos, obviamente, a aconselhar a aplicação direta de azeite na pele, até porque, segundo os especialistas, a nossa pele não possui enzimas que permitam absorver adequadamente o azeite, podendo a aplicação direta deste produto levar à obstrução dos poros e à formação de acne.

No entanto, o óleo de azeitona possui propriedades incrivelmente benéficas para a nossa pele, que podem ser aproveitadas através da sua correta utilização como ingrediente de um creme hidratante, como é o caso de um dos novos cremes Cien. Assim, além das suas excelentes propriedades hidratantes, o uso de um creme hidratante com óleo de azeitona pode contribuir para reverter danos causados pelos raios UV na nossa pele, ajudando, assim, na prevenção do cancro, sendo também um importante ingrediente para combater as bactérias causadoras de acne.

Quais os benefícios do coco para a sua pele?

O óleo de coco é um outro produto ao qual estão associados múltiplos benefícios para a nossa saúde, entre os quais se encontram benefícios específicos para a saúde da pele.

Uma das maiores propriedades que o coco tem e da qual a pele pode beneficiar bastante é a de reduzir a secura e, consequentemente, melhorar a hidratação da pele. Este benefício, em particular, foi já provado por estudos realizados em pacientes com eczema, isto é, indivíduos com uma pele extremamente seca.

Além disso, a utilização do coco em cremes para o corpo justifica-se pelas seguintes propriedades deste ingrediente:

  • as suas propriedades antimicrobianas, que ajudam a proteger a pele (e, por conseguinte, todo o organismo) de microorganismos nocivos;
  • as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a prevenir e a combater a inflamação da pele;
  • o seu contributo para a cicatrização de danos na pele, tais como feridas.

Além de manter a sua pele hidratada, este verão, quer também reduzir a celulite? Descubra como, aqui!

MAIS PARA DESCOBRIR