Por favor, escolha uma loja Lidl para ver todas as ofertas disponíveis nessa zona.
Ao contrário daquilo que se poderá pensar, o excesso de oleosidade da pele não fica definitivamente resolvido com o fim da revolução hormonal característica da adolescência. Apesar de haver uma maior incidência na fase da puberdade, é cada vez mais comum encontrar este problema no decorrer da idade adulta. É, por isso, fundamental adotar determinadas rotinas de cuidados que ajudem a controlar e a hidratar a pele oleosa para que não fique com brilhos excessivos.
Além da influência da genética e dos desequilíbrios hormonais (mais recorrentes durante a adolescência, a menstruação ou a gravidez), há variáveis contextuais que contribuem para o aumento dos níveis de produção sebácea, tais como:
Segundo a dermatologista Helena Toda Brito, a população masculina tem uma maior tendência para ter a pele oleosa, mas “habitualmente é o sexo feminino quem mais se queixa deste problema, devido às suas implicações estéticas”. A boa notícia é que a formação de rugas costuma ser mais tardia neste tipo de pele.
Contudo, há um vasto leque de problemas associados à pele oleosa, segundo explica a especialista:
Evite lavagens excessivas ou com água muito quente e a utilização de produtos de limpeza agressivos. A pele reagirá à eliminação do seu óleo natural com a produção de mais sebo, numa lógica de “compensação”. Durante o dia, em situações SOS, pode passar uma toalhita absorvente de oleosidade.
O excesso de sebo mantém as células mortas à superfície da pele. Desta forma, a esfoliação é incontornável na pele oleosa para renovar a epiderme e evitar o aparecimento de pontos negros e acne. Deve optar por esfoliantes pouco agressivos (os melhores são à base de ácido salicílico, que ajudam a dissolver o óleo) e por máscaras purificantes.
Procure produtos oil-free e não comedogénicos (que não provocam obstrução dos poros). Ingredientes como o ácido salicílico ou o zinco, muitas vezes presentes na fórmula dos cremes matificantes, ajudam a desobstruir os poros e a regular a produção de óleo da pele.
Aposte em maquilhagem mineral, que não obstrui os poros, e utilize um primer oil-free, para manter a maquilhagem intacta. Tenha sempre o pó compacto na mala e retoque ao longo do dia, de forma a manter a oleosidade bem longe.