Como hidratar a pele durante o banho

Sabia que ter a pele hidratada é muito importante para a sua saúde? Afinal, está na linha da frente na defesa do nosso corpo e precisa de ser cuidada. Por isso, nesta altura de quarentena, não se esqueça de lhe dar atenção, até porque há práticas que podem ser agressivas para a derme, como o uso de máscara e de desinfetante de mãos, ou, no caso de alguns profissionais, os vários duches diários. Aliás, a hora da higiene é a ideal para ter alguns cuidados essenciais. Sabe como hidratar a pele durante o banho?

  

A importância da hidratação

Conhecemos a importância que a pele tem na defesa do corpo contra substâncias externas que podem ser prejudiciais. A camada mais superficial, a camada córnea, composta por células mortas e por óleos naturais, é a nossa primeira barreira de proteção contra agentes do exterior. Por isso, é fulcral preservar a sua integridade. Caso contrário, fica ressequida, começa a descamar e forma pequenas fissuras, tornando-se mais vulnerável a infeções e problemas.

 

Comece por ter hábitos saudáveis que promovam a saúde e hidratação da pele, como adotar uma alimentação equilibrada, beber água, controlar as horas de exposição solar e usar produtos tópicos adequados. Além disso, é também necessário evitar alguns comportamentos, especialmente durante o banho, que possam danificá-la e comprometer a sua flora e regeneração.

Como hidratar a pele no banho

Devemos cuidar da nossa pele para que ela possa cuidar de nós. Como aponta a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o momento da higiene é muito importante, mas existem alguns hábitos que podem prejudicar a derme e como tal devemos minimizá-los, prolongando a saúde da pele. Perceba melhor como hidratar a pele no momento do duche.

Tempo e temperatura

A água muito quente retira em excesso os óleos naturais da pele, contribuindo para que a pele fique ressequida. Por isso, quando tomar banho, faça-o com água morna.

Da mesma forma, não fique muito tempo no duche: quanto mais tempo, mais óleos naturais acaba por remover. Dez minutos costumam ser suficientes. E além de ajudar a sua pele, também poupa água.

Produtos e Higiene

É importante apostar em produtos para banho adequados às necessidades da sua pele. Certifique-se de que têm um pH neutro ou próximo do da pele (aproximadamente 5), sem parabenos e com propriedades hidratantes. Por exemplo, o Gel de Banho Natura, da Cien,com argão ou amêndoas, é ideal para garantir uma hidratação completa e duradoura.

 

Conhecido na África do Norte há centenas de anos, o argão tem sido um dos ingredientes mais utilizados nos últimos anos para finalidades cosméticas, como hidratar a pele e o cabelo. Diversos estudos atestam as suas propriedades hidratantes e antienvelhecimento. Tal como o argão, também as amêndoas têm vitaminas e ácidos gordos que beneficiam a pele. Neste caso, já usufruímos das suas vantagens há algum tempo. Afinal, quem não se lembra de ter usado óleo de amêndoas doces?

 

Além de escolher produtos adequados, lembre-se de que a higiene da pele deve ser feita de forma gentil. Por isso, não esfregue o corpo de forma agressiva ou com as unhas, para evitar danificar ou fazer pequenas rupturas na camada superficial da pele.

Secar e nutrir

Da mesma forma, tenha atenção secar-se depois do banho. Não esfregue com força, use a toalha para secar o corpo gentilmente.

 

No fim, deve usar loção, leite ou creme hidratante corporal, para ajudar a pele a restabelecer-se. O Leite Corporal Natura da Cien, com argão ou amêndoas, complementa o cuidado e os efeitos hidratantes do gel Natura. Para evitar perder água, aplique-o poucos minutos após sair do duche.

Agora que já sabe como hidratar a pele, invista tempo nesta sua barreira de defesa e dê-lhe a atenção que merece. Com estes produtos da gama Natura da Cien, vai certamente notar uma diferença na suavidade e vitalidade da sua pele. Aproveite esta altura para cuidar de si e do seu bem-estar. Quem usa a cabeça, usa Cien.

Quem usa a cabeça, usa Cien

Mais para Descobrir todos os dias