Pele masculina: como fazer a barba sem irritar a pele?
Gosta de ver o seu rosto sem barba, mas só de pensar no estado em que fica a sua pele após este ritual, evita fazer a barba tantas vezes quanto gostaria?
Pois bem, tendo em atenção as caraterísticas próprias da pele masculina e seguindo as nossas dicas, pode dizer olá a uma pele perfeita e sem marcas de irritação.
Pele masculina e feminina: o que as diferencia?
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Women’s Dermatology, a pele masculina é cerca de 10% a 20% mais espessa do que a feminina. Por esse motivo, as rugas tendem a ser mais profundas e salientes, ainda que possam aparecer mais tardiamente.
Devido à maior quantidade de glândulas sebáceas, os homens costumam ter uma pele mais oleosa e, por isso, mais propensa a problemas como acne ou poros dilatados. Desta forma, é importante que utilizem produtos especificamente desenvolvidos para cuidar da pele masculina, que contêm menos óleos.
Por outro lado, a pele dos homens é frequentemente submetida a um tipo particular de stress, provocado pela ação de barbear. Esta rotina pode ser destrutiva para o filme hidrolipídico, provocando uma maior secura e vermelhidão.
Como fazer a barba corretamente?
Sendo, então, o barbear um dos atos que mais danos pode provocar à pele do rosto masculino, partilhamos consigo algumas dicas que pode adotar no momento de fazer a barba, de modo a evitar a irritabilidade da sua pele.
A preparação da pele
Antes de barbear o rosto, é importante ter alguns cuidados com a preparação da pele, de forma a minimizar os cortes ou a irritação. Para além da limpeza e esfoliação, deve-se reservar uns minutos para passar o rosto por água quente (ou até tomar um banho). O calor ajudará a amaciar os pelos e a abrir os poros, permitindo que a lâmina deslize com maior facilidade.
Quer saber um truque para preparar a pele de forma eficaz, antes de fazer a barba? Molhe uma toalha com água quente, escorra-a e aplique-a no rosto durante alguns minutos.
Além disso, para evitar cortes e outros danos, é muito importante trocar a lâmina no momento certo. Assim, as lâminas devem ser trocadas após 6 a 8 utilizações, para evitar a acumulação de bactérias e a perda de lubrificação.
Aquando do barbear, os gestos devem ser suaves e leves, utilizando as duas mãos: uma para mover a lâmina, a outra para esticar a pele. De forma a fazer a barba sem irritar a pele ou provocar cortes, o melhor é mesmo seguir o crescimento do pelo.
Quais os cuidados a ter após fazer a barba?
Mais para descobrir, todos os dias
Value '84092,119446,84005' for attribute 'teasers' in block 'Teaser Container Auto' is invalid: Please select a content of type: Teaser Container Auto Item