Benefícios do argão na limpeza e hidratação da pele e do cabelo

O argão é um ingrediente cada vez mais comum nos produtos de cosmética e passou a estar presente nos rituais de beleza pelo seu poder de hidratação e pelas suas propriedades reparadoras e de antienvelhecimento.

A fama conquistada por este fruto deve-se, principalmente, ao seu óleo, cuja origem remonta à época dos fenícios, embora só em meados da década de 1970 tenha surgido a primeira descrição química da substância. Por essa altura, a produção de óleo estava circunscrita à região Sudoeste de Marrocos, de onde é endémica a árvore Argania spinosa, cujo fruto tem um caroço de onde é extraído o óleo.

Aplicações do óleo de argão

A polpa que existe no interior do caroço do fruto do argão é esmagada para se obter o óleo, que é usado tanto para fins terapêuticos e estéticos, como para a alimentação. Desde tempos imemoriais que as populações do sul de Marrocos usam este produto para cozinhar, servindo como tempero de saladas e outros alimentos.

Na cosmética, o argão é sobretudo usado como tratamento para a pele e cabelo, aproveitando as suas propriedades reparadoras e antienvelhecimento. Está comprovado o seu efeito na redução da oleosidade da pele, fazendo com que também seja aplicado no tratamento do acne e outros problemas sebáceos.

Pelas suas propriedades, o óleo de argão é usado numa diversidade de produtos cosméticos, como é o caso do gel de duche da Cien. O resultado, quando se usam produtos que contêm óleo de argão, é uma pele sedosa e hidratada. A linha Cien inclui também o óleo de argão num leite corporal e num óleo para cabelo.

Benefícios do óleo de argão em produtos cosméticos

Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

O óleo de argão combina os efeitos positivos da vitamina E, ácidos gordos essenciais e elementos antioxidantes. A sua aplicação ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Este produto natural tem também uma ação hidratante que trava a secura da pele ou cutículas. A sua ação também reforça a proteção da pele na exposição ao sol.

Efeito benéfico no tratamento de lesões e feridas

As propriedades antibacterianas e fungicidas do óleo de argão ajudam a tratar traumas. Tradicionalmente, o óleo é usado no tratamento de escaldões. Estudos dermatológicos evidenciam o efeito do produto na redução das inflamações causadas por lesões ou infeções, assim como demonstram a sua capacidade para suavizar cicatrizes e outras marcas.

Tratamento e prevenção do acne

O óleo de argão ajuda também a controlar a produção sebácea que está na origem do acne. Contribui para controlar a oleosidade natural da pele e permite uma rápida absorção sem bloquear os poros. Tem um efeito calmante, graças à sua ação anti-inflamatória.

Cuidados com o cabelo

O efeito hidratante e reparador do óleo de argão mantém o cabelo saudável. Este óleo de origem natural ajuda a nutrir e desembaraçar o cabelo, reforça a proteção contra fontes de calor e tem um efeito reparador no tratamento de cabelo danificado.

HIDRATAÇÃO COM ARGÃO

As impressionantes propriedades hidratantes do argão são explicadas pelo facto de este ser rico em vitamina E, uma vitamina que contribui para melhorar a retenção de água na pele. Além disso, o argão tem ainda a vantagem de não ser um agente irritativo para nenhum tipo de pele, o que confere uma extraordinária vantagem aos produtos que o contêm na lista de ingredientes (como é o caso do novo creme corporal hidratante de argão da Cien, um produto vegan).

Assim, o argão tanto pode ser utilizado em produtos cosméticos para a pele do rosto como para a do resto do corpo e ainda em cremes hidratantes para as mãos. Aconselhamos a hidratação com argão após o banho e antes de dormir. Além de hidratar a sua pele, esta rotina irá ajudar a proteger a sua elasticidade e beleza, contribuindo ainda para a prevenção dos sinais de envelhecimento na pele.

O argão na hidratação do cabelo

Sabia que cerca de ¼ da composição dos nossos fios de cabelo é água? Por isso, se o seu cabelo não estiver corretamente hidratado, os folículos capilares tornar-se-ão fracos e, em consequência, o cabelo ficará também mais fraco e com maior probabilidade de queda.

A boa notícia é que a versatilidade do argão - bem como os seus benefícios - estendem-se também à saúde capilar. Desde logo, os ácidos gordos presentes no argão contribuem para a lubrificação e manutenção da humidade do cabelo, favorecendo, assim, a sua hidratação e prevenindo a sua queda. Além disso, esses mesmos ácidos ajudam a proteger o cabelo dos danos causados por eventuais colorações ou modelagens, reduzindo o risco de pontas espigadas.

Outra importante função do óleo de argão para o cabelo é a proteção contra os danos causados pelo sol, nomeadamente a desidratação do cabelo. Esta é uma função particularmente relevante durante os meses de verão, em que o sol é mais forte. Afinal, ninguém gosta de ver o seu cabelo com uma aparência seca, não é verdade?

Mais para descobrir