As características essenciais de um creme hidratante para o rosto
Sabia que, com o avançar da idade, a capacidade de reter água na pele diminui? Sabendo que a água representa cerca de 70% do corpo de um ser humano adulto, o primeiro passo para uma pele saudável é beber água. Mas, no caso do rosto - uma das áreas mais desprotegidas e expostas às agressões do dia a dia - isso pode não ser suficiente. Por isso, a aplicação de um creme hidratante para o rosto revela-se um outro passo essencial. Mas qual o creme mais adequado?
Fatores que contribuem para uma pele desidratada e ressequida
Para combater os problemas de uma pele desidratada e ressequida, primeiro é preciso perceber as diferenças entre pele seca e pele desidratada. Esta distinção nem sempre é clara, o que leva à utilização de produtos que podem não ser os mais adequados em cada caso.
A verdade é que as peles desidratadas não são, necessariamente, peles secas. A pele desidratada é considerada uma condição temporária e, geralmente, está associada a diversos fatores, entre os quais:
- Ingestão insuficiente de água;
- Uso excessivo de esfoliantes;
- Alterações hormonais;
- Dermatite Atópica;
- Exposição excessiva ao sol;
- Clima muito frio ou seco.
Já a pele seca é considerada um tipo de pele que produz menos sebo - ou óleo - do que a pele normal ou oleosa. Também nestes casos, existem fatores que podem fazer com que o nosso tipo de pele mude e produza cada vez menos oleosidade, entre os quais:
- Condições genéticas;
- Envelhecimento precoce;
- Estar sujeito a temperaturas extremas.