Aloé vera: quais são as propriedades desta planta milagrosa?
A Aloé vera é descrita desde tempos ancestrais como uma autêntica dádiva da natureza. O leque de benefícios associados a esta planta mágica são vastos: do fortalecimento do sistema imunitário ao combate a infeções, passando pelo retardamento do envelhecimento ou o tratamento de irritações na pele. Por esse motivo, este ingrediente tornou-se protagonista de uma série de cremes, loções, produtos capilares, géis de banho, suplementos alimentares e até produtos de uso veterinário.
Há quanto tempo se conhecem os benefícios da Aloé vera?
As propriedades terapêuticas desta planta são conhecidas há, pelo menos, 6.000 anos. Segundo um artigo publicado no Journal of Humanities and Social Science, a Aloé vera, que era conhecida pelos antigos egípcios como a “planta da imortalidade”, era oferecida aos faraós defuntos, para os acompanhar na sua viagem até ao outro mundo.
A título de curiosidade, os soldados de Alexandre, o Grande, levavam para a guerra cremes feitos com Aloé vera, como medicamento de primeiros socorros. Também Aristóteles terá convencido Alexandre Magno a conquistar a ilha Socotra por saber que aí abundava quantidade suficiente desta planta para tratar as feridas dos guerreiros. Mais recentemente, na II Guerra Mundial, alguns sobreviventes às explosões atómicas de Hiroshima e Nagasaki utilizaram a Aloé vera para tratar as queimaduras. Mas afinal, de onde vêm estas suas propriedades analgésicas e cicatrizantes?
Quais os componentes da Aloé vera?
A Aloé vera é originária do Sudão e caracteriza-se pelas suas folhas carnudas e pontas serrilhadas. A sua suculência permite-lhe armazenar água durante o tempo seco, fechando os poros para evitar a perda de humidade. O gel extraído é, assim, um poderoso aliado na hora de limpar, hidratar e nutrir a pele.
Segundo um estudo do Indian Journal of Dermatology, esta planta é constituída por cerca de 75 componentes ativos que beneficiam a saúde e a pele, entre os quais:
- Vitamina A, B, C, D e E;
- Zinco;
- Magnésio;
- Potássio;
- Ácido Salicílico.
Vitaminas
Contém antioxidantes como as vitaminas A, C e E, que neutralizam a ação dos radicais livres . Conta, também, com vitamina B12, necessária para a produção de glóbulos vermelhos no sangue.
Enzimas
A Aloé vera contém oito enzimas importantes, com particular destaque para a bradykinase. Quando aplicada na pele de forma tópica, esta molécula ajuda a reduzir a inflamação. As restantes enzimas são úteis no processo digestivo, ajudando a quebrar as moléculas de gordura e açúcar.
Minerais
Esta planta fornece uma grande quantidade de minerais, como cálcio, magnésio, potássio, sódio, ferro ou zinco. Segundo a Direção-Geral da Saúde, os minerais contribuem decisivamente para a regulação da atividade celular e mantêm a atividade muscular e nervosa.
Aminoácidos
A Aloé vera contém 20 dos 22 aminoácidos necessários ao corpo humano - compostos importantes no transporte de nutrientes e oxigénio e na produção de anticorpos. Também possui ácido salicílico , que tem propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.