O mundo mágico dos brinquedos educativos de madeira

O universo das crianças é, hoje, cada vez mais povoado de ecrãs táteis e intensos estímulos digitais. Contudo, num mundo tão dominado pela eletrónica, é importante garantir que os voos de infância também são acompanhados de objetos criativos e palpáveis, com textura e memória. Os clássicos brinquedos educativos de madeira, que têm fertilizado a imaginação de várias gerações, são importantes aliados nesta missão. Explicamos-lhe porquê.

Brinquedos educativos de madeira: imaginar faz crescer

Imaginar faz crescer

A estimulação da criatividade das crianças é imprescindível para o seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Pois bem, um dos problemas dos brinquedos mais complexos é, precisamente, o pouco espaço que oferecem à imaginação: trazem demasiadas instruções, comandos predefinidos e narrativas prontas a consumir.

 

De acordo com o estudo “Toy to Inspire Mindful Play and Nurture Imagination", da Universidade de Connecticut, os brinquedos que mais estimulam o pensamento, a aprendizagem e a capacidade de expressão são os mais básicos. Assim, os brinquedos educativos de madeira são um excelente exemplo, atendendo à liberdade que oferecem para a exploração e invenção.

As vantagens dos brinquedos educativos de madeira

Os brinquedos educativos de madeira não só são uma fonte de possibilidades infinitas como também têm bastantes benefícios quando em comparação com as outras opções do mercado:

 

  • Todos os pais sabem que a esperança média de vida dos brinquedos de plástico não é muito animadora. Desta forma, a conhecida resistência e durabilidade dos brinquedos educativos de madeira torna-os num investimento inteligente (até porque podem passar de geração em geração);
  • Alguns jogos e brinquedos de madeira estimulam a solução de problemas e o raciocínio matemático. Além disso, desenvolvem a motricidade fina, tendo em conta que desafiam as crianças a fazer movimentos precisos e a manipular objetos com formas e texturas diferentes;
  • São mais amigos do ambiente. Não só por produzirem menos lixo, mas também por serem feitos com material natural, renovável e biodegradável. Procure os produtos com certificação FSC, como os brinquedos de madeira do Lidl, para garantir que a matéria utilizada provém de florestas ecologicamente geridas.

 

E se acredita que a variedade de brinquedos educativos de madeira pode ser um problema, desengane-se. Há para todos os gostos, feitios e sonhos:

  • Brinquedos musicais

    A música desperta a criatividade, aguça os sentidos e aprofunda a sensibilidade. Por isso, deve estar presente na formação de qualquer criança. Tudo pode começar com um colorido xilofone ou uma pequena bateria de madeira. Dê melodia à infância!

  • Brinquedos de madeira para montar

    Ser criança é criar realidades. Os jogos de madeira para encaixar ou montar utilizam figuras geométricas diferentes para estimular a capacidade de tatear a realidade e, sobretudo, de construir mundos. Cidades, castelos encantados ou barcos: não há impossíveis.

  • Jogos didáticos

    Os brinquedos educativos de madeira podem ter uma importância decisiva no desenvolvimento de competências cognitivas. Por exemplo, os jogos didáticos, como puzzles ou dominós, desafiam as crianças a desenvolver um raciocínio mais perspicaz.

  • Brinquedos de madeira figurativos

    Carros, árvores, dinossauros, estações de comboio: a fantasia não tem limites. Os brinquedos figurativos ajudam as crianças a enriquecer o seu imaginário. Com eles podem, assim, brincar ao faz de conta e criar milhares de narrativas.

Por uma infância mais feliz, ecológica e criativa, partam à descoberta deste mundo encantado com o Lidl! Descubra aqui os nossos brinquedos educativos de madeira:

Folheto Brinquedos de Madeira

DESCUBRA MAIS