Férias escolares de 2020: atividades seguras para crianças

Com o final do ano letivo, os pais enfrentam um desafio: como garantir que as crianças aproveitem este tempo de forma divertida, estimulante e segura? Como se sabe, embora esta seja uma questão que reaparece todos os verões, este ano ganha uma nova importância.

 

Com todas as preocupações relacionadas com a pandemia que atravessamos, em que tipo de atividades é seguro inscrever as crianças durante as férias escolares de 2020? Os tradicionais ATL e campos de férias irão adaptar o seu funcionamento a esta nova realidade? Para o ajudar a reduzir as incertezas, reunimos algumas informações essenciais.

Regras para as atividades das férias escolares de 2020

Apesar de estarmos numa fase de progressivo retorno à normalidade, a pandemia de COVID-19 tem-nos obrigado a adotar cuidados diferentes. Assim, com as férias escolares de 2020 à porta, é normal que surjam algumas preocupações relativamente às habituais atividades de tempos livres dos mais pequenos.

 

Para orientar os centros de atividades para crianças, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) publicou um documento com as medidas de controlo do novo coronavírus para as férias escolares de 2020. Antes de mais, é enfatizado que os desportos de contacto físico não são permitidos e que as atividades dentro de portas devem ser evitadas.

 

Além disso, a higienização, desinfeção e ventilação das instalações serão reforçadas e o distanciamento físico terá de ser sempre respeitado, organizando os participantes em turnos sempre que necessário, tanto nas atividades como à hora das refeições. No caso dos campos de férias, o número de camas deverá ser reduzido, garantindo o distanciamento de 2 metros entre participantes.

 

Prevenir a COVID-19 nas atividades de Campos de Férias para jovens:

  • Higiene das mãos

  • Etiqueta Respiratória

  • Distanciamento físico

  • Higienização e desinfeção das superfícies

  • Proteção individual

  • (In)formação sobre saúde e bem-estar dos jovens

Preparar as crianças para as atividades

Antes de irem para as atividades de tempos livres, há algumas indicações importantes que devem ser transmitidas às crianças nestas férias escolares de 2020. É crucial responder às questões dos mais pequenos com tranquilidade, explicando-lhes que, na fase que vivemos, há medidas de proteção imprescindíveis para cuidarmos uns dos outros.

Cuidados a ter

Deve preparar-lhes um kit para colocarem na sua mochila, constituído por:

  • uma máscara,
  • luvas (para atividades na floresta, por exemplo)
  • e uma solução antisséptica de base alcoólica.

 

Não se esqueça de que, para as crianças com idade superior a 10 anos, é obrigatório o uso de máscara em locais fechados. Por fim, garanta que as crianças não levam consigo brinquedos ou outros objetos desnecessários e alerte-os para a importância da lavagem frequente das mãos.

A importância das atividades de férias de verão

As férias escolares de 2020 serão, de facto, diferentes dos anos anteriores. No entanto, é essencial garantir que as crianças aproveitem este tempo de pausa para brincar, aprender e socializar em segurança.

Atividades

É normal sentir alguma preocupação em relação às atividades de ocupação dos tempos livres, mas são muitas as instituições que estão a preparar todas as condições para acolher e proteger a sua criança. Procure os centros de atividades da sua localidade e informe-se sobre as políticas adotadas para as férias escolares de 2020.

 

Acima de tudo, lembre-se de que as atividades de tempos livres e os campos de férias oferecem às crianças e aos jovens oportunidades ímpares para contactar com a natureza, fazer desporto, conhecer património histórico e cultural e, claro, fazer amigos e colecionar boas memórias em segurança!

Mais para descobrir todo os dias