Faz de conta: a importância de brincar na infância

“Mãe, hoje acordei e era uma astronauta na lua!”, “Pai, sabias que fui às compras sozinho e até mexi na caixa registadora?”, “Avó, olha para mim, sou uma chef de cozinha superfamosa!”. Pois é, sabemos que uma criança tem o tamanho da sua imaginação, mesmo que ainda nem consiga chegar ao balcão da cozinha.

 

Brincar na infância é o maior segredo para um crescimento feliz e saudável. Desta maneira, é fulcral dar asas a estes pequenos seres humanos para que possam criar os seus universos imaginários e, assim, entrar no inesgotável planeta do faz de conta.

Brincar na infância: assim se cresce para o mundo

Brincar na infância

É nos momentos de brincadeira e lazer que as crianças desenvolvem a capacidade de imaginar, imitar, interiorizar regras, criar relações afetivas, enfrentar medos e crescer para e com o mundo.

Segundo os especialistas, brincar na infância de forma simbólica — as conhecidas brincadeiras do faz de conta — é uma atividade extremamente estimulante para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional, psicomotor e cultural da criança.

É através desse jogo simbólico que criamos um mundo imaginário povoado de todas as possibilidades, no qual experimentamos os mais diversos papéis sociais — seja o de mãe, o de bombeiro ou o de pintor que vê nas paredes da sala uma grande tela...

Já brincou em família hoje?

brincar em familia

É com as brincadeiras do faz de conta que estas minipessoas começam a investir de significado as atividades e os objetos do quotidiano. Mergulhada nesse universo, a criança apreende e aprende o papel do adulto, imitando o seu comportamento e os seus gestos. É, por isso, essencial que a família acompanhe e tenha um papel ativo nestes momentos.

 

O envolvimento dos tutores da criança nas brincadeiras terá um impacto muito significativo na organização das suas estruturas mentais e nas ligações afetivas criadas no seio familiar. Além de serem ocasiões propensas à diversão, brincar na infância é imprescindível para que possamos aprender a exprimir o que sentimos e pensamos.

Brincar ao faz de conta com o Lidl

Brincar na infância: miniaturas

Sabendo que brincar na infância ao faz de conta é uma das formas mais bonitas de aprender e dar asas à imaginação, voltamos a trazer às casas dos portugueses o Lidl Shop. Tendo à disposição 40 miniaturas de vários produtos, alimentos e até um chefe de loja, miúdos e graúdos vão poder brincar com as idas às compras, criando o seu próprio supermercado.

Queremos reunir toda a família e fazer das crianças adultos — e, claro, dos adultos crianças.

crianças a brincar com lidl shop

Além disso, as crianças vão poder tornar os momentos de faz de conta ainda mais inesquecíveis com alguns produtos. Da caixa registadora ao empilhador de mercadorias, passando pelo camião, o carrinho das compras e o dinheiro de brincar, são vários os detalhes incluídos neste pequeno universo em miniatura. A partir daqui, é só deixar as cabecinhas voarem e explorarem os milhares de possibilidades do mundo encantado da imaginação!

Brincar na infância é, sem dúvida, o ingrediente mais importante para criar pessoas felizes, criativas e perspicazes. É fundamental dar às crianças — e, porque não, aos adultos — toda a liberdade para imaginarem os seus mundos e perderem-se por lá.

VEJA OS JOGOS LIDL SHOP

DESCUBRA MAIS