Mais para si.
O meu Lidl
Conteúdo principal

Cartões com tecnologia Contactless

Redunicre

Saiba mais sobre esta tecnologia

O que é a tecnologia Contactless?

 A tecnologia Contactless permite rapidez no pagamento. Basta aproximar o cartão a 4 cm do terminal para que a operação de pagamento seja efetuada.

Qual a tecnologia que está na base do Contactless? Como funciona?

 Os pagamentos Contactless têm como base a realização de transações seguras entre um cartão com um chip Contactless e um TPA compatível, sendo que estas são asseguradas através da tecnologia NFC – Near Field Communication.
À semelhança da maioria dos cartões tradicionais, os cartões de pagamento com tecnologia Contactless dispõem de um chip EMV – Europay, MasterCard e Visa, que permite diminuir o risco de fraude, uma vez que a informação se encontra protegida no chip, o que dificulta a cópia ou a leitura dos elementos do cartão.

Como reconheço que o meu cartão é Contactless?

 Caso o seu cartão tenha o símbolo está preparado para efetuar pagamentos em Contactless.
No caso de não ter este símbolo, o cartão não permite efetuar pagamentos em Contactless. Ou seja, fará pagamentos com contacto (introdução do cartão no terminal) e com validação através de PIN.

Os cartões com a tecnologia Contactless já estão disponíveis em Portugal?

 Os cartões com a tecnologia Contactless estão atualmente em fase de emissão, sendo que existem já mais de 5 milhões de cartões em circulação em Portugal.

Como ativar a tecnologia Contactless no meu cartão?

 A tecnologia Contactless é ativada após a realização de uma transação por contacto + PIN do cartão.

É seguro não introduzir o cartão no terminal e o PIN nos pagamentos abaixo dos 20€?

 É seguro porque o pagamento com Contactless obedece a todos os critérios de segurança exigidos pelos bancos.

Há um valor limite para pagamentos via Contactless?

 Sim. O pagamento de compras Contactless está limitado a 20€ sem que seja necessária a introdução do código PIN para validar a compra.

Para pagamentos superiores a 20€ continua a ser possível utilizar o sistema Contactless?

 Sim. Mas será necessário validar a operação com o código PIN, apesar de o pagamento ser efetuado sem introdução do cartão no TPA.

Poderá ser solicitada a introdução de PIN numa compra Contactless inferior a 20€?

 Sim. O valor de utilização em transações Contactless sem introdução de PIN é limitado. Irá ser solicitada a introdução de PIN sempre que o limite definido pelo seu banco emissor seja ultrapassado.

É possível com um cartão Contactless fazer o pagamento com introdução do cartão no TPA?

 Sim. O titular do cartão poderá optar por fazer pagamentos com introdução do cartão no terminal, e com validação através de PIN, em qualquer valor, acima ou abaixo de 20€.

Qual é a diferença no talão entregue ao cliente?

 O talão tem o sinal de Contactless na parte inferior.

A tecnologia Contactless funciona com cartões de todos os bancos? E em qualquer TPA?

 Sim, desde que o cartão e o TPA possuam a tecnologia Contactless.

Onde posso pagar com Contactless?

 O LIDL é a primeira grande superfície a disponibilizar esta tecnologia a nível nacional, marcando a estratégia de inovação e qualidade de serviço para os seus clientes.